segunda-feira, 2 de março de 2015

58) - A Presença de Deus - Artigo



A PRESENÇA DE DEUS

“Esforça-te e tem bom ânimo, e faze a obra; não temas, nem te apavores; porque o Senhor Deus, meu Deus, há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará, até que acabes toda a obra do serviço da casa do Senhor”. 1 Crônicas 28:20


Comentário

Este texto da Palavra de Deus é muito rico em sua verdadeira sabedoria. E um das promessas neste texto é a presença de Deus constante em nossas vidas. Quando Davi estava entregando a planta da construção do Templo para o príncipe Salomão,reunido com sua corte e outros príncipes, profetizou estas palavras com muita sabedoria da parte de Deus. Davi conhecia a Deus de maneira muito singular, e por esta razão pode então dizer estas promessas com a certeza da presença de Deus em sua vida. Ele com muito empenho ao dizer para Salomão fazer a obra “a construção do templo” sabia que seria difícil se não confiasse na promessa da presença de Deus em sua vida. Por esta razão ele fala sem temor desta presença porque tinha certeza da presença de Deus em sua vida. Ele aconselha a seu filho de uma maneira profunda confiar nesta presença e ele exorta ensinando a esforçar e ter ânimo, diante do trabalho que iria realizar. Juntamente com estas palavras Davi mostra a seu filho alguns conselhos práticos que ele não poderá de4ixar de fazer para ter sucesso em sua vida. Estes pontos são importantes diante de alguma obra a ser realizado. Vejamos o que Davi ensina para seu filho:

Esforço e Ânimo

Esforço e ânimo são duas coisas que precisamos para fazer qualquer coisa da parte do Senhor. Há momentos em que o trabalho se torna exaustivo e o cansaço toma conta de nos, mas é neste momento que precisamos nos esforçar para continuar o trabalho e às vezes ficamos sem ânimo, mas a Palavra de Deus nos auxilia com a promessa Deus em Isaias 41: 10...”eu te esforço e te ajudo e te sustento com a destra da minha justiça” . Portanto diante de qualquer empecilho que nos advenha precisamos ter esforçar e ter animo. Satanás sabe do ponto mais debilitado do homem. Sem o esforço e sem ânimo, não chegará a lugar algum. Por esta razão precisamos pedir forças e ânimo para o Senhor, para continuar nesta batalha..

Quando Josué estava para assumir a liderança no lugar do grande líder Moisés, Deus deu a ele alguns conselhos dizendo por três vezes a mesma palavra “Esforça e tem bom ânimo” (Josué 1: 6,7,9). É isto que Deus deseja para quem esteja engajado na obra do Senhor, esforço e ânimo, lembrando sempre da Sua presença.

Faze a Obra

Quando começamos um trabalho, por menor que seja, temos que olhar para frente, para o alvo que está proposto. Planos e estratégias serão feitos para que o andamento do trabalho se realize. Para cada coisa a ser feito é importante saber como começar e como terminar. E nisso a palavra de Deus propõe ao nosso dia a dia fazer a obra sem relaxo, mas se esforçar ate concluir com exatidão tudo que Deus colocar nas mão para fazer. Faze a obra, foi a orientação de Davi no tocante a construção do templo. Jesus disse para irmos pregar o Evangelho a toda criatura que Sua presença seria real até a consumação do século. (Mc 16:15 – Mt 28:19-20). Não podemos parar a obra necessita de homens para o trabalho e é pouco que se habilitam fazer a obra. Mas para todo aquele que se dispõe a fazer a obra de Deus á uma recompensa e esta recompensa Deus garante muito mais do que imaginamos. Além de Sua presença, Deus promete nunca nos desamparar e Sua promessa é firme para todo aquele que acreditar em Sua Palavra. “Não temas, nem te apavores; porque o Senhor Deus, meu Deus, há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará, até que acabes toda a obra do serviço da casa do Senhor”.

MENSAGEM PARA NOSSA VIDA

A promessa de Deus é clara, quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. (Isaias 43:2). A sua presença nos protegendo ou nos dando força para avançar é algo que só o amor de Deus pode fazer.

A presença de Deus é algo que esta ilustrada em toda a Bíblia. E nos devemos compreender que esta presença é algo maravilhoso que só o amor de Deus é capaz de estar com o homem pecador, mesmo falhando, mesmo que não consiga sozinho fazer todas as coisas. Jesus disse: “Sem mim nada podeis fazer”. Ou seja, sem sua ajuda ou sua presença não conseguiremos fazer nosso trabalho, quer ele espiritual, material ou de da ordem comum. Jesus prometeu estar conosco todos os dias até a consumação dos séculos, e a Palavra de Deus garante que esta presença é realmente necessária em nossas vidas. Então não devemos nos esquecer que Deus em Cristo esta conosco em todos os momentos. Quer levantemos para trabalhar, quer passear em qualquer lugar ele esta conosco e onde tem dois ou três, reunidos em seu nome ele estará presente nos animando e nos protegendo.

Devemos confiar na Sua promessa que ele nunca “não te deixará, nem te desamparará, até que acabes toda a obra do serviço da casa do Senhor”. Façamos a obra enquanto é tempo, porque a promessa é firme e recompensa não será vã no Senhor. Em 1º Cor. 15: 58 diz: Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.



Sem comentários:

Enviar um comentário