quinta-feira, 5 de março de 2015

82) - Decisões e Escolha


Escapa-te  por  tua vida; não olhes para trás de ti, nem te detenhas em toda esta planície; escapa-te lá para o monte, para que não pereças. Gênesis 19:17 


Todos nós por um momento na vida temos que tomar algumas decisões. E certas decisões poderão ser boas, ou às vezes poderão ser erradas.
Os momentos que certas decisões podem afetar toda uma vida. Cada decisão que tomamos em algum ponto depende de certas escolhas que tomamos.
Estas escolhas influenciam nas nossas vidas para sempre. Escolher e tomar decisões faz parte do livre-arbítrio do homem.
Necessariamente escolher é a parte mais decisivas que podemos ter.
Quantas vezes tomamos decisões precipitadas e por causa disso enfrentamos algum tipo de problema.
Quantas vezes ao longo dos, meses, dias ou quem sabe até anos, por causa de algumas escolhas, tomamos decisões precipitadas, achando que fizemos a escolha certa e acabamos nos machucando .

Para tudo fazemos nossas escolhas. Escolhemos comprar o nosso carro,  a cor mais bonita, a nossas casa mais bonita, a roupa mais bonita ou a mais cara. Escolhemos nosso modo vida e possuir outras tantas coisas.
Escolhemos nossos amigos, namorados (as) e tomamos a decisão de, de até casarmos e escolhemos como amar, e como queremos receber amor.
Mas em algum momento tomamos a decisão de parar, ou até de prosseguir. Queremos um emprego melhor, ou coisas parecidas.
Decisões e escolhas são duas realidades em nossas vidas e não podemos fugir disto.
Mas precisamos estar atentos com as decisões a serem  tomadas e com as melhores escolhas a serem adquiridas.
No texto bíblico citado vemos algo muito importante. Sodoma e Gomorra estavam para serem destruídas e agora Ló e sua família recebe uma ordem direta de um anjo para deixarem a cidade. 

Escapa-te  por  tua vida; não olhes para trás de ti, nem te detenhas em toda esta planície; escapa-te lá para o monte, para que não pereças. Gênesis 19:17 


Vemos aqui neste texto decisões e escolhas. 

1) - Escapa-te ... Uma decisão e de escolha. Fugir da cidade, ir para bem longe. Se permanecessem morreriam destruídos  junto com a cidade. Ló tomou a decisão certa. 
2) - Não olhes para traz de ti. Significa uma escolha certa, não olhar mais para traz, para o passado. A esposa de Ló  olhou para traz e virou em uma estátua der sal. Ló fez a escolha certa e sua esposa não..
3) - Nem te detenhas em toda a planice, escapa-te lá para o monte. Uma nova decisão e de escolha. Se permanecessem na planice não seria bom. Mas indo para o monte estariam seguros.
A decisão de preservarem a vida dependia de uma escolha.
Em nossas vidas realmente nos importa tomarmos a decisão certa e a escolha certas.
Não podemos tomar decisões baseadas nas emoções. Porque a emoção é passageira. 

As vezes sempre ouvimos a frase para tomarmos decisões nas emoções do coração. Mas o coração é enganoso e a emoção é passageira. Algumas vezes estamos felizes e outras vezes estamos tristes chateados e outras vezes nossas emoções afloram a pele e ficamos com raiva. Nem sempre  é bom tomarmos decisões nestes momentos. Devemos tomar decisões com raciocínio e inteligência  não baseada na emoção, mas com coerência.
Então nossas decisões podem se ter uma boa escolha.
Existem dois caminhos. O caminho bom e o caminho mal. Existem dois lados das circunstâncias.
Nossa decisão afetará nossas escolhas. Se escolhermos os caminhos dos maus, coisas más iremos colher. Mas se for o caminho do bem, o caminho do amor, coisas boas iremos colher.
Portanto decidir e escolher são algo que estamos fazendo constante mente. E para isto precisamos estar atentos para cada situação.
Que Deus nos ajude a tomarmos boas decisões e fazermos boas escolhas.
Só assim a vida nos ensinará em cada momento. Porque a vida nos ensina tomarmos boas escolhas ou más decisões.
Que tenhamos sabedoria para tomarmos boas decisões e fazermos boas escolhas.


E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo:
Este é o caminho, andai nele; quando vos desviardes para a direita ou para a esquerda. (Isaías 30:21)




Sem comentários:

Enviar um comentário